Reunião terça feira dia 22/11 às 14:00 no prédio da Semurb

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Estamos em greve.


O que nós reivindicamos:

•Pendências com relação a adicionais e gratificações de carreira
•Insalubridade para coveiros e ASG's
•Benefícios do Vencimento Individual em Caráter Transitório (VICT), concedido a quem faz trabalhos externos à Semsur, para auxiliares de campo, coveiros e fiscais
Gratificações de Expediente Extraordinário (GEE's), para auxiliares de campo, coveiros e fiscais.
•Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para coveiros, que trabalham, sem luvas, nos oito cemitérios públicos da capital.
•Implantação das carreiras pendentes após a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do serviço público municipal.










Servidores em frente a Prefeitura.

Enterro da Gestão Borboleta.


ENTERRO SIMBÓLICO DA GESTÃO MICARLA DE SOUSA FOI FEITO NESTA QUINTA (10/11/2011) PELA MANHÃ EM FRENTE A PREFEITURA.
Diante da apatia, inércia e falta de celeridade da prefeitura do natal em atender as reivindicações dos servidores da semsur e semurb, que estão com suas atividades paralisadas desde o dia 18 do mês passado, foi realizado um ato pela manhã nesta quinta feira (10/11/2011) em frente ao palácio felipe camarão (prefeitura)

Servidores se preparando.

Grevistas fazem denúncia contra a Semsur

Irritados com falta de diálogo, servidores fizeram protesto e denunciaram irregularidades no órgão.



Cerca de 60 funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) fizeram uma movimentação ontem, 7, no prédio onde funciona a sede da pasta, na Cidade Alta, Zona Leste da capital. São os auxiliares de campo, fiscais de serviços urbanos, auxiliares de serviços gerais (ASGs) e coveiros, que estão em greve há três semanas. Eles foram cobrar explicações do secretário Cláudio Porpino sobre as reivindicações, na tentativa de dar um fim no impasse entre a prefeitura e os servidores. O secretário não os recebeu pela manhã, nem atendeu às ligações do Diário de Natal para falar sobre o assunto.

Irritados com a falta de diálogo, os funcionários da Semsur foram embora por volta do meio-dia. Eles disseram que haviam marcado uma reunião com a presença de Porpino na sexta-feira, 4. Alegando que precisava antes conversar com a prefeita Micarla de Sousa, o encontro foi adiado pelo secretário, mas até o final da manhã desta terça, ainda não havia ocorrido. A greve dos funcionários da Semsur não reivindica aumento salarial, mas incorporação de alguns benefícios aos contracheques.

Denúncias

Além de cobrar melhores condições de trabalho, os servidores denunciam várias irregularidades no órgão. A Semsur é responsável pela manutenção de praças, mercados, cemitérios e canteiros da cidade. Além disso, também atua em outras áreas públicas como hortos, solo urbano, iluminação, feiras livres, apreensão de animais, lavanderias públicas e outros serviços do município. Mesmo trabalhando com terra e remoção de restos mortais, recentemente uma comissão de perícia negou o direito aos coveiros, por exemplo, de terem acesso ao benefício da insalubridade.

"Os coveiros ganham apenas R$ 480 líquidos, não trabalham com luvas nem sequer têm acesso a água em seu ambiente de trabalho", revela Márcio Gerlúcio Sousa de Araújo, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat). O sindicalista disse que os ASGs também merecem o benefício da insalubridade. Os coveiros, fiscais eauxiliares de campo reivindicam a incorporação do Vencimento Individual em Caráter Transitório (VICT), antiga Gratificação por Deslocamento (GPL), paga aos funcionários que fazem trabalhos externos à Semsur.

Outra reivindicação diz respeito à Gratificação de Expediente Extraordinário (GEE), para quem trabalha nos finais de semana e feriados. "Os funcionários estão sendo coagidos a trabalhar nesses dias sem assinar o ponto, o que gera hora extra. Isso é assédio moral", protesta o sindicalista, que também relatou ilegalidade no trabalho executado pelos fiscais da secretaria. "Não existe um regimento interno. Nem mesmo os fiscais da Semsur podem fazer autos de infrações quando apreendem produtos ilegais comercializados por ambulantes, por exemplo". Trocando em miúdos, seria como se os fiscais se apropriassem indevidamente do material.

Entenda o caso

Estão em greve na Semsur

Auxiliares de campo
Auxiliares de Serviços Gerais (ASG's)
Coveiros
Fiscais de serviços urbanos

O que eles reivindicam:

•Pendências com relação a adicionais e gratificações de carreira
•Insalubridade para coveiros e ASG's
•Benefícios do Vencimento Individual em Caráter Transitório (VICT), concedido a quem faz trabalhos externos à Semsur, para auxiliares de campo, coveiros e fiscais
Gratificações de Expediente Extraordinário (GEE's), para auxiliares de campo, coveiros e fiscais.
•Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para coveiros, que trabalham, sem luvas, nos oito cemitérios públicos da capital.
•Implantação das carreiras pendentes após a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do serviço público municipal.